8 de janeiro de 2012

Hierarquia?

Essa é uma palavra que sempre me causou arrepios. Hierarquia, e eu fazia uma careta e poatz, que coisa mais babaca.
Nunca entendi como alguém poderia respeitar alguém, só por ser seu chefe, ou mais velho. Se idade fosse sinônimo de inteligência... Infelizmente não é, aliás, começo a desconfiar que o mundo só é uma bosta porque as gerações passadas eram estúpidas.Assunto pra outro dia. Portanto a hierarquia, nesse nível, não serve pra porra alguma.
Mas, aprendi que a hierarquia, se aplicada com carinho, pode dar certo. Estou praticando yôga, e sempre a instrutora citava esse negócio de hierarquia e meu pensamento era o mesmo, argh, até aqui mano, ninguém merece. Mas com o tempo percebi o que ela queria dizer com isso. A hierarquia, nesse caso, é aplicada como admiração e respeito por uma pessoa, não necessariamente mais velha, que sabe mais que você e que, de fato, pode te ensinar mais e que te fará evoluir como ser humano. Não tem o papel de pai castrador, e sim de um amigo, que está lá para te ajudar. Fiquei pensando o quanto seria bom se esse tipo de hierarquia fosse aplicado em outras áreas da nossa vida. Admirar e repeitar a posição do chefe, professor, o político, da polícia, até mesmo de um líder religioso, se esses fizessem por merecer... SE fizessem. Não faz sentido respeitar uma pessoa simplesmente pelo cargo que ela possui, ela tem que ter a inteligência e o conhecimento para manter esse posto. É isso. Se fazer merecedor de um degrau a mais, dentro da tal hierarquia.

Nenhum comentário: