1 de março de 2011

Cisne Negro e a "arte".

Não vou entrar em grandes méritos sobre o filme, mas algo que ele representa (porque o filme em si é nota 6 no máximo).
Li num blog "very cult" que muitas pessoas não entenderam o filme, porque não entendem o conceito de arte em si. Citou então Sócrates, Jung e o cacete, dizendo que o artista vive a arte sem separações. Vejamos... respiração profunda.
Entendo que o artista é aquele que vive de arte (não necessariamente DA arte) mas em qual momento ser artista virou sinômimo de ser retardado mental? Se você se acha artista e faz isso como terapia VOCÊ ESTÁ FAZENDO ERRADO. Se você tem esquisofrenia, depressão, baixa auto estima, problemas mentais seríssimos de diversas ordens ISSO SE RESOLVE COM PSIQUIATRA/PSICÓLOGO, não com aula de teatro, pintura, desenho artístico, fotografia, e o cacete a quatro. Fazer arte nos dias de hoje não é sério. E é por isso que eu não levo a arte a sério. Ser atriz virou sinônimo de "ó, veja o meu ego como ele é grande", ou "veja como sou uma depressiva moderna, faço teatro", "vejam minhas fotografias que não significam nada que sensual!". "Vejam, me vejam, eu, eu sou, ego ego ego". As pessoas vivem unicamente para o prórpio e referido umbigo. E fazer arte é totalmente o oposto disso. Para ser artista é preciso desconstruir seu ego. A Arte sempre é maior que o artista. Não é o que vemos por ai.
O filme não trata de arte. Trata do ego de uma mulher que se porta como uma criança mimada , que acha que atingiu uma perfeição artística. Nessa parte sim o filme se mostra realista. O que tem de gente com o mesmo pensamento por ai...

Um comentário:

Anônimo disse...

pô, mas o filme justamente mostra que ela se desconstruiu pela arte!
a morte do cisne branco etc... ela matou o ego dela pra encarnar a arte!