25 de fevereiro de 2013

Sertralina 100 Mg

Há uns 2 anos , um pouco menos talvez, comecei o tratamento com o antidepressivo tricíclico setralina,  inibidores seletivos da recaptação da serotonina, ou seja, a serotonina vai e volta normalmente, perdida entre os neurônios , e com isso ela não fica por ali perdida, fica no seu cérebro, em alguma parte dele , te deixando linda, leve e feliz, bom, simplificando é isso ai mesmo. Hoje em dia nem é tão lá grandes coisas se entupir de ansiolíticos visto que esse remédio, em baixa dosagem, é utilizado até para dores de cabeça constantes e frequentes. 
Mas, como tudo que usado todo dia, acaba deixando o seu cérebro viciado e , claro, dependente, pois seu cérebro começa a relaxar na produção de serotonina, cabendo a você dar aquele up, sendo feliz e fazendo coisas legais.  O remédio entra ai como aquela muletinha básica, e se você não correr atrás do preju ajudando seu cérebro nessa missão passará a vida entre recaídas e remédios. 
Pois então ai a história começa. Quem me conhece sabe que eu não sou um poço de virtudes e a qual eu mais peco é a pontualidade e o pânico que toma conta de mim quando eu marco algum evento. E médico não é diferente. Tudo isso pra dizer que muitas vezes eu fico sem o remedinho e queria compartilhar o efeito que isso tem.
Quando a química é interrompida meu cérebro parece que funciona num ritmo mais lento que de costume. É o famoso "ficar balão". Tudo parece estar fora do tempo, parece tudo mais rápido e barulhento. Tirando a irritabilidade e a sensibilidade, parece uma TPM constante. 
A parte boa é que demora apenas 24 horas para "voltar ao normal'.
Daí a Mariana decidiu tomar um outro antidepressivo do pai. Também funciona no mesmo modo operante do outro mas por não ter o costume fiquei completamente chapada. Ainda com visitas em casa. Veja ai a cena.
Eu falando como uma louca louca louca.
Por isso gente, pense bem antes de tomar essas coisas. Em tempos de tudo muito "fast", tratamentos "fast" é bom lembrar que é um tratamento de longa duração. 

Abraços. 


Nenhum comentário: