6 de fevereiro de 2013

Memórias da infância como cacos de lajota.

Depois de ver esse post , sobre os cacos de lajotas de cerâmica, algumas lembranças foram retomadas.
A casa que eu morava na Barra Funda tinha um quintal grande, cheio dos cacos de lajota, com os detalhes amarelos e pretos, assim como o da foto.



Para a mente de uma criança tudo é motivo para viajar. Eu viajava na montagem dos cacos.
Imaginava que era bem mais difícil colar pedaços do que a peça inteira, então por que "colavam" os pedaços e não a peça inteira? Deve dar um trabalhão...
Será que quem fez o chão queria alguma simetria entre as peças amarelas e pretas? 
E tentava achar a simetria entre elas. Pra mim sim, a pessoa que com toda a paciência do universo, colou centenas , quiça milhares, de caquinhos um por um, pensando numa lógica, num desenho, e , por que não?, uma arte. Formam um quebra cabeça bem elaborado, onde as peças se encontram e se encaixam, como seria possível se não intencional? 
Nos finais de semana ensolarados era uma delícia esfregar sabão em pó e escorregar. Nos dias de calor , deitava com meus irmãos "debaixo da garagem" que era o lugar mais fresco, na verdade úmido pois o esgoto passava por baixo. 
Sinto muita falta daquele quintal.
Sinto falta dele antes do vizinho crente enriquecer e construir mais 2 andares, deixando meu quintal num eco triste, num corredor comprido e com pouco sol. 
Sinto falta do cheiro de óleo dos carros velhos que meu pai insistia em ter.
Dos cachorros correndo nele, e aqueles que meus pais insistiam em abandonar e doar. 
Dar milhares de baratas que do esgoto saiam. OPA! Não sinto.
Enfim, não foi a época mais feliz da minha vida mas foi minha infância e hoje eu posso deixar o rancor para trás e lembrar de tudo isso com nostalgia e algum tipo de carinho. Do meu modo. Ainda assim carinho. 


Nenhum comentário: