8 de março de 2009

Merecemos realmente esse dia?

Nossos salários são inferiores aos dos homens. Temos tripla jornada de trabalho. Sofremos violência doméstica. Somos expostas como objetos sexuais nos veículos de comunicação. Vivemos numa sociedade machista.
Todo dia internacional da mulher vem à tona essas frases, acompanhadas de mulheres famosas, ricas e bem sucedidas dando depoimentos de luta emocionados.

De quem é a culpa por tudo isso? Dos homens, é claro. Como sempre é mais fácil jogar o problema pro outro.
Pois, em verdade vos digo, a culpa de uma sociedade machista é, em grande parte, culpa da mulher.
Geralmente são as mulheres que criam os filhos. E você pode reparar na sua própria casa que há diferença no tratamento dos filhos: enquanto meu filhão joga bola, minha filhinha me ajuda com a casa. Namorado de filha minha não dorme na mesma cama! O filho volta as 4 pra casa, a filha a meia noite, e outros vários exemplos.
E se a mulher faz tripla jornada de trabalho por que não colocar o maridão pra ajudar: Ah coitado, trabalhou o dia todo ( eu já ouvi isso, exemplo real).
Nós mulheres não nos damos valor. E fazemos uso do nosso corpo pra conseguir o que queremos. Se é instintivo ou cultural não sei, mas fazemos. Mulher gosta mais de se aparecer pela bunda do que pelo cérebro. Passeie pela Paulista ao meio dia e você verá mulheres com modelitos típicos pra ir fazer um extra na Augusta (com todo respeito à profissão mais antiga do mundo). Quantas mulheres não transam com o chefe pra ter privilégios? (Vocês certamente conhecem um caso desses).
Conheço garotas da minha idade que foram agredidas fisicamente e psicologicamente pelo namorado e o que fizeram? Continuam com ele! Não, não é só um caso!!! E aí é culpa de quem?

Mulheres, se queremos um lugar digno na sociedade devemos nos dar valor. Não precisamos usar burcas, podemos votar, lemos , escrevemos, somos relativamente livres na sociedade brasileira. Mesmo assim gostamos do papel de vítima, de submissa,
esse sentimentalismo fútil que é atribuído às mulheres e que as mulheres usam , permanecendo "inferior". E isso não tem nada a ver com feminilidade, isso sim é bonito, somos diferentes dos homens, é claro , mas diferentes, não inferiores.
Portanto pensem antes de aceitar trocar de saia porque seu namorado pediu, ou antes de fazer o papel bonita-burra, ou de deixar seu maridão no sofá vendo o jogo do Curintiá enquanto você lava roupa, ou de criar seus filhos como machistas.

A "sociedade" não muda, se você não mudar!
Esse dia é mais um motivo para nos fazermos de coitadas. E Parabéns por alguma coisa.

Nenhum comentário: