31 de março de 2009

Somos subdesenvolvidos por que fomos colônia de exploração?

Sempre tem um filósofo de botequim ou um tio entendido de história que quando bebe coloca a culpa de toda a porcaria brasileira nos portugueses. Já é costume de brasileiro colocar o fracasso nos outros. Mas em verdade vos digo, não, não estamos no lodo porque fomos colônia de exploração. Para comprovar isso, compararei a história de colonização americana, pois todo mundo diz que eles foram colônia de povoamento, e isso fez dos EUA o que eles são hoje, com a nossa.

A colonização inglesa deu-se de maneira tardia (início em 1606), pois a Inglaterra estava em guerra com a França (a Guerra dos Cem Anos ). Os colonizadores ocupavam áreas desprezadas pelos demais, e assim foram parar no Leste do atual EUA, entre os apalaches e o Atlântico.

Então houve dois focos na colonização. Para o Centro norte, a colônia de povoamento; para o Centro Sul, colônia de exploração. Portanto os EUA estavam divididos em Norte industrializado e Sul agrícola, devido às condições climáticas. Por aí já podemos desmentir o tio engraçadinho. O resto dos Eua era de domínio francês, exceto a Florida, que era Espanhola.

Já que estão situados, apresento 5 comparações entre as colonizações:

1- Pactos coloniais.
O pacto colonial da Inglaterra com a colônia durou 170 anos. A verdade é que no começo a Inglaterra não ligava muito para aquelas terras perdidas, pois estava muito ocupada com a sua Revolução Industrial. Portanto os EUA tiveram 150 "livres", com leis próprias, líderes e impostos. Com isso conseguiram acumular lucros.

Já no Brasil tivemos 300 anos de pacto colonial, não acumulamos nada, pois mandávamos tudo para Portugal.

2- Independência.
Como tiveram acúmulo de capital durante o período de "descaso" inglês, os EUA conseguiram pagar sua independência e não fizeram dívidas.
Já aqui no Brasil começamos nossa "vida" devendo a alma pra Inglaterra.

3- Descoberta do ouro.
Lá deu-se depois da independência, aqui desde o começo.

4- A Guerra da Secessão ocorreu entre o Sul agrícola e o Norte industrial. Como o Norte ganhou a guerra ocorreu o avanço industrial.
Já aqui no Brasil após a proclamação da República, depois do governo dos militares, os cafeicultores retomam o poder, e ficamos como país agrícola latifundiário ainda.

5- Participação na Primeira Guerra Mundial.
Os EUA participaram da 1ª GM desde o início. Vendia armas, equipamentos, medicamentos etc e assim houve uma explosão na industrialização norte-americana. Ao final da Guerra, foi o único que permaneceu industrializado, e rico.

Aqui no Brasil além de enviarmos um contingente no último dia da guerra (e isso é sério), participamos com o setor primário, que não vingou depois que a guerra acabou.

Os dois últimos itens são os definitivos para explicar o porquê do nosso atraso: industrializamos-nos tarde.

Lembrem-se meninos e meninas, se não há argumentos, questione.
Vocês verão que eles não se sustentam.
Pense, não aceite tudo mastigado, pesquisem e estudem.

Nenhum comentário: