20 de abril de 2009

A comunicação com a tecnologia atual

  A tecnologia é caracterizada por ferramentas e máquinas que ajudam a resolver problemas. Vivenciamos a revolução tecnológica e vemos que esta evoluiu muito, em diversas áreas. Porém a qual sentimos mais presença é a tecnologia voltada para a comunicação, pois está no nosso cotidiano e é usada em larga escala.
  A principal característica da comunicação nos dias atuais é a velocidade e a facilidade que as informações trafegam. Antigamente, por exemplo, se tivéssemos parentes ou amigos distantes enviaríamos cartas ,método lento, ou telefone, método caro, para a comunicação. Hoje utilizamos comunicadores instantâneos pela internet, que são instalados gratuitamente e permitem conversas de vídeo e voz em tempo real.
  Essa rapidez e acessibilidade também são nítidas quanto às informações. Nunca houve tanta informação quanto agora. Os principais jornais e jornalistas do mundo possuem blogs e sites dos quais noticiam, ou postam, neologismo da internet, em tempo real também,os acontecimentos e suas opiniões sobre eles.
  Os grandes problemas apontados são o tempo gasto com os aparatos tecnológicos (emails, celulares, internet)e as informações imprecisas ou mentirosas.Em ambos os casos o problema está no mal uso da tecnologia. Não há necessidade de acessar emails nem manter celulares ligados durante as férias e as informações sempre devem ser conferidas, pois há fontes confiáveis.
  Encara-se a nova forma de comunicação, rápida e com enorme conteúdo, como algo supérfluo e que consome o tempo livre, porém isso ocorre pelo mal uso do usuário.Não deve-se usá-la como vício mas em prol das necessidades, como complemento para o cotidiano, como auxílio, e não como primórdio para nossas atividades.

Nenhum comentário: