20 de julho de 2011

Isqueiro, fósforos e afins

Isqueiros ou fósforos são objetos que pertencem a um fumante. Parece óbvio não? Mas analisando profundamente o assunto, na minha mente esfumaçada, ele é mais complexo do que parece. Digo, você não precisa ser um advogado para ter um livro de direito, nem um fotógrafo para ter uma câmera, nem um maconheiro para ter um colírio na bolsa. Mas um isqueiro é estritamente um objeto utilizado por quem fuma. Não importa o que. Não importa quanto. Não importa onde. Um crack esperto na Luz. Um cigarro mentolado na balada. Um cigarro de artista na festinha. Um careta do dia a dia.
Visualize a cena. Você pega um cigarrinho.
- Me empresta um isqueiro? (diz a gramática do povão)

Não fumante:
-Não tenho (idiota) eu não fumo (aliás eu odeio cigarro, e odeio você por consequência).

Fumante assíduo:
- Claro! (Procura no bolso ou no lugar próximo ao maço de cigarros.)

Fumante esporádico (de qualquer coisa):
- Só um minuto. (procura, procura, procura) Poxa não está comigo agora.
(muito provavelmente esse é apenas maconheiro mesmo)

Há muita poesia nesse objeto que serve para acalentar nossos pulmões acinzentados pela fumaça de cigarros (de novo, de qualquer espécie). Temos fogo em nossos bolsos. E pensar que tínhamos que correr para protejer nossas tochas de fogo...

Nenhum comentário: