31 de março de 2009

Somos subdesenvolvidos por que fomos colônia de exploração?

Sempre tem um filósofo de botequim ou um tio entendido de história que quando bebe coloca a culpa de toda a porcaria brasileira nos portugueses. Já é costume de brasileiro colocar o fracasso nos outros. Mas em verdade vos digo, não, não estamos no lodo porque fomos colônia de exploração. Para comprovar isso, compararei a história de colonização americana, pois todo mundo diz que eles foram colônia de povoamento, e isso fez dos EUA o que eles são hoje, com a nossa.

A colonização inglesa deu-se de maneira tardia (início em 1606), pois a Inglaterra estava em guerra com a França (a Guerra dos Cem Anos ). Os colonizadores ocupavam áreas desprezadas pelos demais, e assim foram parar no Leste do atual EUA, entre os apalaches e o Atlântico.

Então houve dois focos na colonização. Para o Centro norte, a colônia de povoamento; para o Centro Sul, colônia de exploração. Portanto os EUA estavam divididos em Norte industrializado e Sul agrícola, devido às condições climáticas. Por aí já podemos desmentir o tio engraçadinho. O resto dos Eua era de domínio francês, exceto a Florida, que era Espanhola.

Já que estão situados, apresento 5 comparações entre as colonizações:

1- Pactos coloniais.
O pacto colonial da Inglaterra com a colônia durou 170 anos. A verdade é que no começo a Inglaterra não ligava muito para aquelas terras perdidas, pois estava muito ocupada com a sua Revolução Industrial. Portanto os EUA tiveram 150 "livres", com leis próprias, líderes e impostos. Com isso conseguiram acumular lucros.

Já no Brasil tivemos 300 anos de pacto colonial, não acumulamos nada, pois mandávamos tudo para Portugal.

2- Independência.
Como tiveram acúmulo de capital durante o período de "descaso" inglês, os EUA conseguiram pagar sua independência e não fizeram dívidas.
Já aqui no Brasil começamos nossa "vida" devendo a alma pra Inglaterra.

3- Descoberta do ouro.
Lá deu-se depois da independência, aqui desde o começo.

4- A Guerra da Secessão ocorreu entre o Sul agrícola e o Norte industrial. Como o Norte ganhou a guerra ocorreu o avanço industrial.
Já aqui no Brasil após a proclamação da República, depois do governo dos militares, os cafeicultores retomam o poder, e ficamos como país agrícola latifundiário ainda.

5- Participação na Primeira Guerra Mundial.
Os EUA participaram da 1ª GM desde o início. Vendia armas, equipamentos, medicamentos etc e assim houve uma explosão na industrialização norte-americana. Ao final da Guerra, foi o único que permaneceu industrializado, e rico.

Aqui no Brasil além de enviarmos um contingente no último dia da guerra (e isso é sério), participamos com o setor primário, que não vingou depois que a guerra acabou.

Os dois últimos itens são os definitivos para explicar o porquê do nosso atraso: industrializamos-nos tarde.

Lembrem-se meninos e meninas, se não há argumentos, questione.
Vocês verão que eles não se sustentam.
Pense, não aceite tudo mastigado, pesquisem e estudem.

24 de março de 2009

Show do Radiohead

Tudo o que eu escrever aqui sobre eles parecerá sentimental demais. Por isso esperei tantos dias para escrever, para ver se passava minha euforia.

Não adiantou. Talvez algumas pessoas que gostam de aporrinhar a vida alheia não entendam. Talvez achem coisa de adolescente. E se for também, pouco me importa. Pouco importa se vai soar clichê, mas foi o melhor show da minha vida. E foi o que eu mais esperei também, cerca de 10 anos. E para uma espera de 10 anos foi pouco tempo de show, mas aproveitei cada minuto.
Eu só queria ter 15 cm a mais para poder ver melhor Tom Yorke e trupe igualmente foda.
Estava entre amigos, meu irmão, meu amor. Não poderia ser melhor.
Radiohead marcou minha adolescência, claro. Fez pensar, fez chorar , fez sentir. Quanto tempo você não ouve uma música que te traz esses sentimentos? Quanto tempo uma música não te faz sorrir e chorar? Radiohead nos trouxe isso. Trouxe de volta muitos sentimentos que estavam perdidos. Trouxe de volta um pouco da minha essência, daquelas que eu tinha jogado fora e renegado.
Depois do show não dormimos. Eu pensei, e de novo vou me reavaliar.

Falando do show propriamente dito, como sempre, organização uma piada. Banheiros nojentos, filas enormes e quase saímos esmagados.




Mas eu nunca vi em show um som tão bom. Houve dinâmica (musical). Claro que grande parte pela banda, mas via-se e ouvia-se bem. Um milagre. Os efeitos de palco eram hipnotizadores. Meu amigo disse que parecia que estava num sonho, e foi basicamente isso. Radiohead tratou bem o público, trouxe o mesmo palco, e melhorou o repertório porque em outros lugares não tocaram o último bis.

Certamente foi um show que agradou quem gosta de música. De música tocada pela música.
E agora é esperar mais "vai saber" quanto anos por um retorno!






You are all I need
You are all I need
I'm in the middle of your picture
Lying in the leaves





15 de março de 2009

Marilena Chaui fala sobre governo Lula

Cult: A senhora disse que o governo atula "não é o governo dos nossos sonhos, não é exatamente de esquerda", que não teria o perfil de esquerda. Considerando, portanto, essa ambiguidade ideológica que se reflete na própria agenda do governo, a senhora acredita que políticas assistencialistas, além do carisma e da identificação popular do presidente , são suficientes para explicar sua boa avaliação?

Marilena Chaui - Sim e não. Sim, porque num país em que o corte de classes sempre definiu os governos, isto é, em que as políticas voltadas para os direitos sociais, políticos e culturais de todos os cidadão nunca foram desenvolvidas, ou, quando o foram , nunca foram prioritárias, em que as carências da maioria da sociedade sempre foram ignoradas em nome de privilégios da minoria, as ações deste governo instituem práticas de inclusão sem precedentes na história do Brasil e, em grande parte são responsáveis pela avaliação positiva do governo.
Não, porque a avaliação positova do governo perpassa todas as classes sociais, indicando que há aprovação de outras ações governamentais, além daquelas votladas para a transferênciade renda e inclusão social; há aprovação da política externa, marcada pela independência , do PAC, da maneira como o Brasil sofrerá menos que os outros os efeitos da crise financeira etc.
Penso também que é preciso dar um basta à tentativa de caracterizar o governo e o presidente da República como populistas. O populismo,(tal como concebido pela sociologia brasileira, já que o conceito não é homogêneo para todas as sociedades) é a política da classe dominante para exercer o controle sobre as classes populares e/ou sobre a classe média tanto por meio de concessão de benefícios pontuais quanto por meio da figura do governante como salvador de protetor.
Ora, todos esses traços estão ausentes no governo Lula: o atual presidente da República não pertence a classe dominante,não concede benefícios pontuais e sim assegura a instituição de direitos com os quais se institui uma democracia, consequentemente, a figura do governante não tem a marca de transcendência , necessária à dimensão salvítica e protetora do dirigente não democrático.
Aliás, um dos pontos mais caros À mídia , que serve como ponta de lança nos ataques dirigidos ao presidente, é exatamente sua consição de classe: um operário sem diploma universitário, que não fala várias línguas, que comete gafes em situações de etiqueta e cerimonial etc. Ou seja, a mídia entra em contradição consigo mesma quando junta populismo e presidente operário sem diploma universitário.

Marilena Chaui é considerada uma das maiores intelectuais brasileiras.
Revista Cult, nº 133, Março 2009, pg 18-19

8 de março de 2009

Merecemos realmente esse dia?

Nossos salários são inferiores aos dos homens. Temos tripla jornada de trabalho. Sofremos violência doméstica. Somos expostas como objetos sexuais nos veículos de comunicação. Vivemos numa sociedade machista.
Todo dia internacional da mulher vem à tona essas frases, acompanhadas de mulheres famosas, ricas e bem sucedidas dando depoimentos de luta emocionados.

De quem é a culpa por tudo isso? Dos homens, é claro. Como sempre é mais fácil jogar o problema pro outro.
Pois, em verdade vos digo, a culpa de uma sociedade machista é, em grande parte, culpa da mulher.
Geralmente são as mulheres que criam os filhos. E você pode reparar na sua própria casa que há diferença no tratamento dos filhos: enquanto meu filhão joga bola, minha filhinha me ajuda com a casa. Namorado de filha minha não dorme na mesma cama! O filho volta as 4 pra casa, a filha a meia noite, e outros vários exemplos.
E se a mulher faz tripla jornada de trabalho por que não colocar o maridão pra ajudar: Ah coitado, trabalhou o dia todo ( eu já ouvi isso, exemplo real).
Nós mulheres não nos damos valor. E fazemos uso do nosso corpo pra conseguir o que queremos. Se é instintivo ou cultural não sei, mas fazemos. Mulher gosta mais de se aparecer pela bunda do que pelo cérebro. Passeie pela Paulista ao meio dia e você verá mulheres com modelitos típicos pra ir fazer um extra na Augusta (com todo respeito à profissão mais antiga do mundo). Quantas mulheres não transam com o chefe pra ter privilégios? (Vocês certamente conhecem um caso desses).
Conheço garotas da minha idade que foram agredidas fisicamente e psicologicamente pelo namorado e o que fizeram? Continuam com ele! Não, não é só um caso!!! E aí é culpa de quem?

Mulheres, se queremos um lugar digno na sociedade devemos nos dar valor. Não precisamos usar burcas, podemos votar, lemos , escrevemos, somos relativamente livres na sociedade brasileira. Mesmo assim gostamos do papel de vítima, de submissa,
esse sentimentalismo fútil que é atribuído às mulheres e que as mulheres usam , permanecendo "inferior". E isso não tem nada a ver com feminilidade, isso sim é bonito, somos diferentes dos homens, é claro , mas diferentes, não inferiores.
Portanto pensem antes de aceitar trocar de saia porque seu namorado pediu, ou antes de fazer o papel bonita-burra, ou de deixar seu maridão no sofá vendo o jogo do Curintiá enquanto você lava roupa, ou de criar seus filhos como machistas.

A "sociedade" não muda, se você não mudar!
Esse dia é mais um motivo para nos fazermos de coitadas. E Parabéns por alguma coisa.

5 de março de 2009

As Grandes Navegações - Expansão Marítima

Os fatos históricos que levaram ao "descobrimento" do nosso querido, amado e sadio país!

Para vocês se situarem no tempo histórico, o século é XIV e XV, início da Idade Moderna, e o mundo passa pela transição do feudalismo para o capitalismo.Nessa época,Portugal, diferente dos dias atuais, fazia alguma diferença no mundo, e foram pioneiros nas Grandes Navegações. Óbvio que não saíram por ai com seus barquinhos desvendando o mundo, destemidos, alguns fatos contribuíram para que eles perdessem o cagaço de enfrentar o mar.
Com a ascensão da burguesia, o início do capitalismo, os senhores feudais foram perdendo terreno, e a monarquia foi ganhando espaço, apoiados pela burguesia. Sendo assim o rei começou a ter alguma interferência nas Navegações. Essa centralização de poder nas mãos do rei foi precoce em Portugal, o que deu uma boa vantagem em relação aos outros países.
Pra ter uma idéia Dom Henrique (veja que graça de pessoa ) fundou a "Escola de Sagres" que constituía, basicamente, em um monte de desocupado que ficava falando sobre navegações.
Além disso depois que a peste , a guerra e a fome devastaram a metade da população da Europa no século XIV, no século posterior o povo começou a fazer filho loucamente, o que levou a falta de recursos para sustentar os remelentinhos que estavam nascendo.
Nesse meio tempo ocorreu a Queda de Constantinopla e os italianos começaram a cobrar valores absurdos pelos produtos importados daquele lado.
A burguesia ficou uma arara e resolveu que financiaria as idéias dos Navegadores malucos para chegar as Índias, sem intermediários mercenários comedores de lasanha.
Idéias malucas, porque estamos no Renascimento e as idéias novas estavam bombando, novas ciências, novas tecnologias etc.
Lá foram eles, desvendando o mar bravio com suas "potentes" caravelas (barquinhos toscos de 50m e pouca estabilidade).
Conquistaram o norte da África, as Ilhas Atlânticas (Cabo Verde), Foz do Rio Congo (onde começaram a traficar negros para escravo) até pararem no "Cabo das Tormentas". Ficaram lá tempo pra cacete. Com seus super potentes barcos da época, não conseguiam atravessar o encontro de correntes marítimas que tem por lá.
Uma hora tinham que parar de preguiça.
Isso aconteceu quando Cristóvão Colombo, que tomou um pass by de Potugal quando ofereceu seus serviços marítimos e foi ter com a Espanha, disse que havia chegado às Índias! (na verdade o bocó tinha chegado à América, mas abafa o caso).
O destemido Vasco da Gama largou a mão de ser frouxo e contornou a corrente, foi a primeira vez que navegaram longe da terra firme.
Chegou lá com 4 navios. Encheram os 4 de muambas. Infelizmente 2 delas afundaram. Chegando a Portugal, tirando as despesas, as caravelas afundadas e todo o resto tiveram o lucro de aproximadamente 18.000%. Isso mesmo que você leu. 18.000% de lucro. A burguesia que financiava a coisa toda nunca ficou tão feliz!
E quis mais, claro, esse é o pensamento burguês.
E então saíram 13 caravelas comandadas por ninguém mais, ninguém menos que Pedro Álvares Cabral (situou?).
Por um infortúnio do destino uma das caravelas quebrou e pararam nas Ilhas do Atlântico para fazer o reparo. Quando resolveram partir, não havia vento, e resolveram mudar um pouquinho de nadica de nada a rota. Seguindo esse desviozinho de nada chegamos onde moçada?? (skindô-skindô!) Brasil (il il il )!
E aí o resto da história vocês conhecem bem não?
Deixando claro que a chegada de Pedro Álvares por aqui foi tão sem querer quanto a queda da Isabela Nardoni da janela.
E temos fatos que comprovam. O Pedrão foi acompanhado nessa viagem do alto escalão de navegadores portugueses, entre eles o Vasco da Gama e Bartolomeu Dias . Se Pedro era tão sem noção ao ponto de não saber onde estava indo, os outros não seriam tão sem noção de segui-lo. É como se os rapazes da Academia Brasileira de Letras não soubessem escrever "exceção"! (Se bem que com isso de Paulo Coelho...).
Mais: Pedro ficou na terra "achada" 4 dias apenas e prosseguiu viagem. Se essa terra fosse "nova" realmente ele não gastaria um pouquinho de tempo aqui?
Para finalizar há uma carta de um dos pilotos (que pediu para não ser identificado) que é um diário "lado B" e que diz claramente que Pedro chegou onde ele queria, que o Vascão até deu um toque nele dizendo que a terra é cheia de selvagens, ele arriscou e perdeu 50 manos na batalha.
Foi assim que a nossa linda terra onde canta o sabiá foi descoberta.

4 de março de 2009

Uma breve sumida

No momento estou um pouco cansada, e com o cérebro estafado (juro!)
Então não consigo postar.

Mas assim que organizar os pensamentos volto.

Enquanto isso SIGA-ME AQUI:

Galera...BEEEIJO!

2 de março de 2009

Mudança na Prova da Fuvest - Vestibular 2010

Essa é notícia quentíssima galera!
A Fuvest está planejando mudanças na prova, já para o vestibular 2010!

As mudanças principais previstas são: não haverá mais a soma de pontuação da primeira com a segunda fase, e, na segunda fase serão 3 dias de prova.
O primeiro, português e redação.
O segundo, física, química, biologia também entram em humanas.
O terceiro geografia e história.

Para que eu preciso saber física, química e biologia pra prestar jornalismo???

Enfim, fizeram 3 tipos de provas e aplicaram para 10 alunos bem qualificados.
Nos três casos o índice de acertos foi parecido, o que levou a conclusão que se o aluno está bem preparado, passa de qualquer forma.

Ou seja, para fazer uma faculdade que deveria ser de acesso a todos, você deve ser perfeito.

Eu não concordo de maneira nenhuma que exatas deve entrar como avaliação em humanas e vice-e-versa! É sabido que não usarei nada de exatas num curso de humanas, então qual o propósito?

O parecer final deve sair em Maio, quando tiver informações precisas posto aqui no blog!